segunda-feira, 29 de Abril de 2024  01:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-11-2013

Centro Escolar do Luso vai servir mais de 150 crianças do Concelho.


O Executivo Municipal da Mealhada, o Presidente da Junta de Freguesia do Luso, representantes da comunidade educativa do Concelho, ...

O Executivo Municipal da Mealhada, o Presidente da Junta de Freguesia do Luso, representantes da comunidade educativa do Concelho, projectistas e construtores, visitaram, ontem à tarde, a obra do Centro Escolar do Luso.

O objectivo da iniciativa, que partiu da Vereadora das Obras Municipais, Arminda Martins, foi "dar a conhecer a empreitada aos presentes e saber qual a sua opinião sobre a mesma". Uma obra que contempla nove salas de actividade, três do pré-escolar e seis do 1.º ciclo do Ensino Básico, para além de outras valências complementares, como cozinha, refeitório, sanitários, sala dos professores, espaço informático, espaço polivalente e biblioteca, e que está a ser construída para receber cerca de 155 crianças.

A empreitada foi adjudicada por um milhão e 348 mil euros, sendo comparticipada em 85 por cento pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.

A chave do projecto foi o aproveitamento da exposição solar. “As salas estão todas viradas para o sol. O projecto foi desenvolvido para aproveitar a energia solar e, mesmo num dia como o de hoje, com o sol baixinho, as salas poderem receber essa luz”, explicou a arquitecta da Câmara Municipal, Helena Costa, uma das responsáveis pelo estudo prévio e pelo esboço do projecto que foi posteriormente entregue ao arquitecto Carlos Lacerda. “O projecto procura garantir a iluminação natural e a ventilação natural dos espaços”, acrescentou Carlos Lacerda, explicando que essa entrada de luz nas salas não será “directa”, não sendo por isso necessário os estores em cada sala, como se verifica no Centro Escolar da Pampilhosa. “Sabemos que na Pampilhosa é muito difícil fazer uma boa gestão dessa iluminação. Como a entrada da luz do sol é direta, recorreu-se aos estores e não é a melhor opção”, explicou.

A empreitada, que estava prevista estar concluída a 16 de Dezembro de 2013, sofreu alguns atrasos na colocação da cobertura, mas nada de relevante, adianta o arquitecto. “A obra está atrasada em relação ao plano de trabalhos previsto, porque houve um atraso na colocação da cobertura, mas nesta altura da empreitada, 15 dias de trabalho representam um grande avanço. Daqui a um mês, a obra vai estar completamente diferente”, assegurou. Depois de concluída a empreitada, fica a faltar o mobiliário, cujo concurso está prestes a ser lançado, para que o novo espaço possa receber as suas crianças que, entretanto, estão provisoriamente a ter aulas no Pavilhão Municipal do Luso.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®